Mais um pedido…

“Me destes tantas coisas Senhor…
Dá-me mais uma, um coração grato.”

Tomás de Aquino

Na soma de todas as belezas e virtudes presentes na pessoa de Deus, sua graça tem me abraçado de forma abundante.

Hoje acordei pensando nos meus dias mais difíceis e cinzentos, onde o céu parecia chumbo e o peso do mundo repousava sobre meu ombros. Nesses dias que pareceram uma eternidade, o que me manteve de pé, foi a gratidão das pequenas coisas, pequenos tesouros escondidos. Mas também a certeza de uma Graça Futura que esperava e ansiava que viesse depressa para me resgatar, foi o que me permitiu continuar a caminhada. (O conceito de graça futura é descrito em um livro do John Piper, mas pode ser encontrado em artigos como esse aqui.)

Portanto, a graça futura é o poder, a provisão, a misericórdia e a sabedoria de Deus – tudo de que precisamos – para fazer o que ele deseja que façamos em cinco minutos, cinco semanas, cinco meses, cinco anos e cinco mil anos a partir de agora.

John Piper

Ah, se não fosse essa gratidão enxertada no meu coração, não sei o que seria de mim.

Deus continua enchendo a minha vida de graça imerecida. Quando olho pra mim e observo aonde cheguei apesar de quem eu sou, penso na profundidade do seu amor, somente Ele poderia me amar assim. Existem grandes manifestações do amor de Deus que dificilmente passam despercebidas por nós: sairmos ilesos de um acidente, nos recuperarmos de uma doença grave, conseguir um emprego, comprar uma casa. São os pontos altos da vida, onde certamente nos sentimos cuidados e agraciados. Porém a vida cristã é feita de altos, baixos e planícies.

Nos dias comuns, onde a vida simplesmente segue de forma monótona, é fácil lembrar somente daquilo que não temos, daquilo que falta, olhar os espaços vazios e lamentar…. Mas Deus continua o mesmo, assim como seu amor. Nestes dias comuns e dias cinzas, precisamos apurar nosso olhar e sermos gratos a Deus por tudo e por tanto que ele tem nos dado.

Sempre-vivas

Lembro que no dia que tirei esta foto, havia um grande sentimento de falta, enquanto preparava uma caixa de presentes para pessoas que eu amava, mas estavam longe de mim. Bastou olhar ao redor para ser confortada… as impressões digitais de Deus estão por toda parte.

Por isso olho para a luz sob as flores e vejo beleza…. e agradeço pela imensidão de cores e formas criadas, por existir sombra e luz, por existir cheiro e textura, pela capacidade de enxergar e por momentos assim. Pequenos tesouros de beleza e delicadeza.

Então, se eu puder pedir algo a mais a Deus, farei coro com Tomás de Aquino e pedirei: Dá-me Senhor, um coração grato na alegria e na tristeza; tanto nos dias de sol quanto nos parcialmente nublados. Dá-me olhos bons. Pois suas misericórdias se renovam a cada manhã e são a causa de não sermos consumidos.


post de 25 de novembro de 2021 no instagram, versão extendida e revisada para o blog.

Deixe um comentário